sábado, 6 de julho de 2024

CPAC BRASIL 2024 - CONSERVADORISMO OU BOLSONARISMO?


Estou vendo, neste momento, transmissão do CPAC (Conservative Political Action Conference) Brasil, direto de Camboriú, SC, e tristemente percebo a dificuldade de projetar na mente da platéia - e dos próprios conferencistas - qualquer ideia de um pensamento político, como o Conservadorismo.

Todos, literalmente todos os palestrantes recorrem à figura de Jair Bolsonaro - e não estou eximindo o mesmo de seus méritos - para expressar ideais e visões de governo que os reúne no evento, e chegam ao cúmulo da recorrência insistente, repetitiva, do termo "bolsonarismo" ou "bolsonarista" para se definirem, definirem os ideais ali expostos e tudo o mais que pretendem dizer.

A tal ponto esta infantil insistência é repetida que chega-se a colocar em dúvida se o referido congresso é conservador ou bolsonarista.

Ser conservador não é ser bolsonarista, e vice-versa! Este modo de plasmar as próprias ideias é rebaixar-se à mentalidade de torcida de futebol, resumindo o embate entre duas visões de mundo e governo ao personalismo, culto à personalidade - valendo lembrar que o citado culto é criação da esquerda - que estariam em antagonismo, uma luta simplificada, simplória, que deixa de abordar a verdadeira crise civilizacional que somente o reerguimento conservador pode combater e neutralizar.

Votei, voto e votarei em Jair Messias Bolsonaro - mas não sou "bolsonarista", sou conservador.

Reconheço toda a força de Bolsonaro na divulgação, através de suas falas e ações, de algo bastante próximo ao conservadorismo e que o mesmo esmiuçou pelo país, atingindo até as camadas mais humildes.

Mas quem exclamou "levanta, Lázaro!" para a direita, a ressuscitou e teve a coragem - e mérito - de dar o pontapé inicial na divulgação do conservadorismo foi Olavo de Carvalho, com seus vídeos profundamente embasados, seu insuperável estôfo intelectual, chegando mesmo ao ponto de fazer o Brasil ser, talvez, o único país do mundo onde torcedores de futebol louvam um filósofo, colocando faixas nas torcidas dos estádios, em sua homenagem.

Se até hoje a maioria das pessoas não entendeu os porquês de Olavo falar tanto palavrão em seus vídeos - a cruza perfeita de Sócrates com Dercy Gonçalves - será realmente difícil fazer com que entendam que conservadorismo é uma coisa, bolsonarismo é outra.


Walter Biancardine



Nenhum comentário: