Eu, enquanto profissional da imprensa, acendo todos os dias uma velinha para meu santo padroeiro neste bizarro ofício que abracei: São Francisco de Assis Chateaubriand.
Somente escorado em uma reza forte para um santo desse calibre é que encontro inspiração para debruçar-me sobre o teclado e tecer as tramas que serão apupadas pelos meus solitários doze leitores. Ás vezes, entretanto, o santinho falha e vejo-me obrigado á recorrer ao meu velho e fiel amigo, Sr. Jack Daniel’s para que, inspirado pelos seu “insight”, pelo seu “feeling”, e principalmente pelo seu poder em proporcionar uma viagem etílica nobre e digna, muito superior ao encharcamento empapuçado e de baixo nível da cerveja, possa finalmente expelir algumas linhas que façam algum sentido.
Foi desta maneira que, confesso, conquistei a simpatia de meus doze leitores. Não pensem que foi um relacionamento sem altos e baixos, sem desconfianças ou coisa que o valha, eis que, recentemente, acusei-os todos de vil traição ao ler uma coluna escrita pelo inimitável Professor Sepúlveda e deparar-me com sua declaração de que possuía – pasmem – doze leitores!
Tal revelação produziu em mim um efeito tão catastrófico que, ao fazer uma entrevista com ele, apresentei-me como...Professor Sepúlveda! Um caso clássico de crise de identidade.
Magnânimo, o Professor perdoôu-me, indicou um terapeuta de sua confiança e brindou-me com a subida revelação de que seus doze fiéis nada tinham a ver com a corja suspeitosa e ignara com a qual me relacionava.
Ainda assim, a suspeita de traição pairava no ar. Fui aconselhar-me com o Sr. Jack Daniel’s, que convocou uma reunião entre eu e os Judas da literatura, os quais, para pasto e gáudio de seus inimigos, bem como para execração pública, entrego agora os seus nomes:
1- Coalhada, garçom no boteco “Cospe-Grôsso da Vila Nova”, o melhor tira-gosto da cidade.
2- Tião Trombada, limpeza e regulagem de carburador. Buraco do Boi, 7
3- Seu Jorge, que conserta persianas e cortinas. Oco do mundo, 27 fundos
4- Pé Rachado, serviços gerais, biscates diversos.
5- Orozimbo de Ogum, traz a pessoa amada em três dias, faz e desfaz trabalhos. Sastifassão garantida!
6- Michelle gatinha 21 aninhos. Marquinha de biquíni. At. Hot. Mot. Domicílio. Privê c/ aparelhos. Faço porque gosto. Quem nunca fez comigo n. sabe o q. é fazer amor. Ligue já.
Pois é, amigo leitor. Em nossa profissão, é preciso ter um comportamento pautado pela ética, seriedade e pelo dever de informar, e estes foram os principais motivos pelos quais não divulguei os nomes da outra meia-dúzia: eles se recusaram a pagar uma ajuda de custo simbólica, que permitiria que seus nomes figurassem na coluna mais prestigiosa deste portal, divulgando seus ofícios e emprestando a eles a credibilidade de meu nome ilibado.
Em companhia do Sr. Jack Daniel’s e iluminado pela divina inspiração de São Francisco de Assis Chateaubriand, tomei a decisão mais correta, mais ponderada, mais de acordo com meus rígidos princípios morais e éticos: ficarão no ostracismo, até que reconheçam seu pecado da avareza e contribuam para que eu possa, finalmente, lanternar o meu Chevette.
Walter Biancardine é jornalista, releu o livro “Chatô, o Rei do Brasil” e concluiu que a única diferença entre um escroque e um gênio é o grau de intimidade com os governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário