sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

DESAFIOS QUE SE IMPÕEM -


O prefeito eleito Dr. Serginho tem, diante de si, verdadeira sucata que é a cidade de Cabo Frio, corroída por anos de administração esquerdista e populista, mais focada em obtenção de proveitos próprios e na manutenção de eleitores, encabrestados por sacos de cimento, telhas, bujões de gás e - para os mais ativos - portarias municipais.

À parte a imensa tarefa que se descortina diante do futuro mandatário, penso sempre haver lugar para a lembrança de alguns pontos básicos, os quais são os verdadeiros pilares da criação de empregos, arrecadação farta e mudança da já citada "mentalidade de cabresto", por parte de alguns cidadãos.

Áreas como o turismo podem e devem ser completamente reformuladas: por mais cruel que possa parecer, o antigo ditado "trabalhar para patrão pobre é pedir esmolas para dois" é verdadeiro e, neste setor, se aplica à perfeição.

De nada valem hordas de ônibus de excursão - populares "farofeiros", os quais tem os mesmos direitos de passear que todos os demais - se não promovemos, criamos ou incentivamos eventos que tragam visitantes de alto poder aquisitivo, que não terão comedimento em gastar seu dinheiro por toda a cidade - assim fez Armação dos Búzios e se deu muito bem.

Campeonatos de pesca submarina, regatas (temos uma das melhores raias do mundo), criação de campos de pouso para ultraleves, feiras literárias aos moldes da FLIP de Paraty ou até festivais de jazz podem trazer gastadores de dinheiro que gerarão empregos e polpuda arrecadação, para o município.

Paralelo a isso, é preciso mudar urgentemente o triste resultado mental de décadas de coronelismo esquerdista por sobre nossas finas e brancas areias.

A criação de institutos municipais de complemento e formação estudantil para adolescentes do ensino médio é vital: nestes locais, através de PPP (Parceria Público-Privada) serão ministradas noções - à profundidade possível - de filosofia, conhecimento básico dos fundamentos teológicos cristãos além de aulas de economia doméstica e metodologias de preparo para inserção do jovem no mercado de trabalho.

Regras básicas de etiqueta (a sempre necessária "boa educação"), compreensão do comportamento do indivíduo na sociedade e suas consequências bem como até mesmo noções de como trajar-se em locais públicos - sim, infelizmente chegamos a isso - podem ser administradas.

Coroando tudo isso, uma parte essencial: preparo acadêmico para o ENEM, que atenderá milhares de estudantes não apenas de Cabo Frio mas, também, de locais vizinhos.

Por óbvio o Prefeito Serginho tem, diante de si, tarefa hercúlea a ser realizada mas penso que, de maneira alguma, tais pilares básicos na criação de cidadãos melhores, trabalhadores e responsáveis pode ser relegada.

Fica aqui a sugestão e meus melhores votos ao nosso novo e conservador Prefeito, Dr. Serginho.


Walter Biancardine



Nenhum comentário: