quarta-feira, 11 de outubro de 2023

CONSIDERANDOS -

 


A filosofia, em termos de prática, é um processo existencial e não há término - para o filósofo - que não seja sua morte. O simples interesse em "quais livros ler" e, efetivamente lê-los, não fará de ninguém um buscador da verdade e sim, apenas, um erudito.

Para completar, limitar-se á leitura não funciona, também, por ser preciso viver - junto com o autor dos mesmos - o drama que o fez conjecturar suas hipóteses, o caminho que seu pensamento e vivência percorreram, em busca da verdade primeira sobre aquilo.

Só depois de tudo isso absorvido é que poderemos começar a formar alguma conclusão sobre a obra e seu autor, a qual eventualmente nos levará a tecer hipóteses, ensaios ou mesmo estabelecer uma dialética com base no mesmo.

A filosofia é uma atividade muito séria, é a adoção de um modo de vida condizente com suas crenças e pensamentos, buscar a verdade primeira e, obviamente, a prisão do filosofar em um sistema acadêmico apenas o atrofia e expõe tais portadores de seus diplomas ao ridículo.

Ou os condena a apenas lecionar.



Walter Biancardine



Nenhum comentário: